domingo, 29 de junho de 2008

Santos populares

há certas coisas que me fazem «espéce» e uma delas é aquela canção dos Santos Populares que diz o seguinte, passo a citar (isto do passo a citar é só porque é uma coisa que gosto muito de dizer/escrever, e para dar alguma seriedade a este blog) : «Santo António já se acabou/ o São Pedro está-se acabar/ São João, São João/ dá cá um balão/ para eu brincar». E agora vocês interrogam-se porque é que isto me faz «espéce» e eu respondo com toda a convicção que me faz espéce porque o São Pedro é depois do São João, ou seja, se o São Pedro se está acabar, o São João já passou, logo não é chamado para a rambóia novamente. e isto leva-nos a deduzir que a pessoa que teve a bela ideia de criar esta linda cantiga popular, é uma pessoa estúpida e inculta que não sabe as datas dos Santos populares.
mas isto não é assim tão simples, é que isto depois causa todo um transtorno às criancinhas que aprendem estas músicas com as avósinhas de buço gigante sentadas ao pé da fogueira e depois olha aprendem isto mal e vão p'rá má vida a pensar que o São João é depois do são Pedro, ou pior, a pensar que o São João é um ramboieiro do pior e festeja-se duas vezes, ou então não, não é?!
mas há muitos mais problemas, imaginando um casal, está a Clarabela muito bem sentadinha e aparece o seu esposo de pêlos ofegantes (que é uma palavra que fica sempre bem, mesmo que não se compreenda bem o sentido, que é o caso) e dá um beijinho repenicadinho a Clarabela e esta pergunta-lhe : -ó Venâncio, olha diz-me lá uma coisa, onde é que estiveste em tal dia assim assim? - ao que ele responde: - ó meu docinho, tive nas romarias de São joão mais a minha rica mãezinha. - tivestesss no São João tivestessss seu malandro, atão ainda nã foi o São Pedro e tivestesss no São João!Vós sois um aldrabão, porque eu conheço muito bem aquela música assim assim que diz que o São João é ósdespois do São pedro! Quero o divórcio - responde Clarabela enfurecida. Conclusão, esta música pode trazer maus resultados como divórcios!
Eu acho que uma boa solução era todos terem uma agenda da Câmara Municipal que é tipo Borda D'Água, indica um pouco de tudo, nomeadamente as faces da lua e as respectivas datas (certas) dos Santos Populares!
e assim me despeço!au revoir!

Sem comentários: